
No nosso país há jogadores brasileiros, africanos e de outros países contratados por clubes portugueses que são vítimas de atitudes racistas por parte dos espectadores. O fenómeno não tem a mesma dimensão em relação aos outros países da Europa, mas existe também em Portugal, designadamente sob a forma de cânticos como o som do macaco, ou o uh! uh! uh! é o que se ouve das bancadas quando jogadores de outras raças tocam na bola, vindo dos apoiantes da equipa adversária. O som do macaco ou os insultos lançados para o relvado têm como objectivo desconcentrar, mas acabam por afectar toda a equipa.
Por exemplo, em Portugal, temos vários jogadores brasileiros na selecção nacional naturalizados portugueses, isso fomenta o multiculturalismo no nosso país e a abertura que temos a estrangeiros residentes no país. A UEFA (autoridade máxima do futebol) promove várias campanhas contra o racismo no futebol principalmente quando se iniciam os campeonatos europeus e mundiais.
O Racismo existe devido à mentalidade de muitas pessoas que não aceitam o facto de outras pessoas serem diferentes. Infelizmente no nosso país há muitas pessoas que não aceitam as diferenças e potencialidades dos outros, mas se fôssemos todos iguais não tinha graça nenhuma, por isso é que existe a diferença.
É exactamente o que ilustra o cartoon acima, até mesmo nuns insignificantes pontapés na bola entre amigos muitas vezes está presente a exclusão. Somos todos humanos, mas diferentes na nossa individualidade.
Elaborado por: António Rocha
Sem comentários:
Enviar um comentário