sexta-feira, 9 de abril de 2010

Cartoon de Alexei Talminov

Para mim trata-se de uma imagem, forte e com um grande sentido uma vez que representa o mundo actual, e como o Homem se comporta face à Natureza!
Na minha óptica reporta-se a todas a Raças e culturas existentes no planeta evocando o conceito de multiculturalismo, uma vez que são muitas as culturas apresentadas na copa da árvore.
Vejo que o cartoonista Alexei Talminov aborda de uma forma pertinente, a ascensão do Progresso, a forma como ele avança, veloz e bruto, em direcção à Humanidade, abalroando-a.
Ao invocar o progresso, obrigatoriamente terei de mencionar como este se associa à globalização, que tem como principal função o desenvolvimento dos países. É este progresso desenfreado que está fortemente criticado na imagem como sendo um “buldozer ” pelo Homem, isto é, a forma agressiva e desenraizadora de valores e costumes.
Considero um aspecto a salientar a forma inteligente como o cartoonista demonstra a fragilidade do ser humano, pois necessita de protecção da “Mãe Natureza”, daí na figura existir uma figura maternal a “regar” a Humanidade que para além de a proteger também evita que as raízes e os valores e os valores importantes para o Homem não sejam brutalmente arrancados.

Sem comentários:

Enviar um comentário