segunda-feira, 22 de março de 2010

Visita ao Visionarium



Reflexão,

No passado dia 15 de Março de 2010, tive a oportunidade de ir fazer uma visita de estudo com os meus colegas de turma do curso EFA nível secundário; “Programadores de Informática”.
Fomos até Santa Maria da Feira ao Visionarium, a onde todos nós tivemos acesso a participar activamente numa aventura científica, desde os tempos dos descobrimentos até aos nossos dias de hoje, com a grande evolução tecnológica.
Isto é nada mais do que o centro da ciência, que partiu duma associação Empresarial de Portugal (AEP) para além disso também ajuda a promover a cultura científica do nosso País.
Uma das coisas que mais gostei foi a organização do espaço, o que nem sempre é fácil de se organizar, nota-se que houve muito empenho de quem fez tudo aquilo. No auditório foi nos apresentados uma breve introdução através duma apresentação multimédia, logo á partida a tecnologia vai ter um papel fundamental em toda a dinâmica da exposição.
Para além disso uma outra coisa que chamou a minha atenção foi o facto de na primeira sala, abordar em pormenor o tempo dos Descobrimentos, onde se realça principalmente todos os objectos necessários á navegação da época, desde o tipo de construção das embarcações até ao tipo de alavancas.
Também é de realçar o facto de o visitante ser sempre recebido por um anfitrião, o que nos dá um breve resumo daquilo que se vai passar durante o percurso da visita, que tem mais ou menos a duração de uma hora e meia de visita. Por sua vez as animadoras têm um papel fundamental no tipo de abordagem que fazem ao longo da visita.
Gostei particularmente quando se falou na vida ou seja na sala de Mendel, mais concretamente dos cinco sentidos uma das primeiras coisas que se falou foi mencionar a importância que a célula representa no corpo humano pois a é a partir do seu ADN que conseguimos saber as nossas origens.
Quem quiser visitar o espaço ciência basta ir a um centro comercial Dolce Vita e verifica um pequeno expositor no hall da entrada aberto ao público em geral, verifica-se principalmente ao fim de semana um pequeno grupo de crianças, a interagir com as guias várias experiencias. Como resultado dessa interacção, as crianças saem de lá com uma experiencia e uma percepção diferente daquela que provavelmente tinham até então.
Não nos devemos esquecer que as crianças fazem parte do nosso mundo de hoje e do amanhã, por conseguinte são elas que mais rapidamente se interessam pela ciência. A cultura faz parte da nossa sociedade e por vezes sem ela não existe evolução científica que nos proporcione conhecimento e grandeza de valores.
Todos nós devemos ter sempre em mente as nossas origens, desde os tempos mais remotos até aos nossos dias, pois já nos tempos dos Descobrimentos, a tecnologia utilizada pelos povos, era duma exactidão impressionante para a época não podemos deixar em vão toda a nossa história que nos glorificou durante uma eternidade.
A tecnologia da nova geração também veio sempre a evoluir ao longo dos tempos, sempre acompanhando as necessidades do ser humano no que diz respeito a vários aspectos, ou seja a ciência e a tecnologia nuclear são das principais necessidades ao desenvolvimento do mundo e da espécie humana.
É interessante verificar as várias dinâmicas que a própria organização tenha como principal objectivo ter sempre presente em divulgar todas as actividades que vão sendo feitas ao longo do ano, com vista a dar a conhecer os feitos importantes no âmbito de divulgar cada vez mais o interesse á população em geral de abrir os seus horizontes, no que respeita á divulgação da cultura.
Como conclusão, menciono o seguinte: Quem tiver oportunidade de visitar o Visiunarium quer seja sozinho ou em grupo, que o faça, para além de alargar os seus conhecimentos, é também uma oportunidade de viajar no tempo, e vai gostar principalmente do espaço como está organizado para aquele tipo de exposição.
Fica situado num local que dá perfeitamente para ir passar um dia diferente com a família ou amigos, a onde nos deparamos com uma beleza exterior bastante agradável.

Dia 18 de Março de 2010



quarta-feira, 17 de março de 2010

As Sete Maravilhas da Cidade Invicta

Contribua com o seu voto na escolha das Sete Maravilhas da Cidade Invicta!

Carago.